terça-feira, 23 de abril de 2013

Resumo do livro “Ekoaboka”


 

O livro conta a história de uma família e um amido da família que vão para a Amazônia, eles vão até a Amazônia por que Léo ( o pai da família)  e Babu  ( o amigo da família)  vão fazer uma pesquisa  para descobrir um antídoto contra a malária.Então nas férias ele decidiu levar a família até seu barco casa onde ele e Babu faziam as pesquisa para ficar mais tempo com sua família.

Quando a família chegou até o barco casa todos ficaram interessados em conhecer a Amazônia, menos Chantal, (filha de Marina com outro homem) ela não queria ter ido para a Amazônia, no meio do mato nas suas férias enquanto as suas amigas iam ao shopping.

Txai (filho de Léo e Marina) ficou super animado para conhecer a Amazônia com seu cameleão Seu Vagem.

Os dias passam e Alex (filho de Léo) um dia decide passear pela floresta, enquanto ele passeava, Alex ouviu um barulho de umas flautas e decide seguir esse som, e vê que são índios tocando flautas em volta de uma árvore. A principio ele fica assustado, mas depois fica fascinado. Depois ele vai para o barco casa, e pergunta a Léo se existe alguma tribo indígena por perto e Babu vendo a curiosidade do menino responde que sim, que lá existe a tribo dos Abakêbira, e pergunta a Alex se ele não queria visitar a tribo a Alex muito feliz diz que quer conhecer a tribo.

Os dias passam e Alex vai conhecer a tribo, lá ele é bem recebido por todos. Na tribo ele faz amizade com um índio da sua idade chamado Catu.

Um dia Alex leva Catu até o barco casa. Em um momento em que Alex entra no barco casa, Catu vai até a prainha onde Chantal sempre tomava banho, então Catu em um gesto de tentar chamar atenção Chantal percebendo taca uma pedra bem maior em Catu, então sua boca começa a sangrar, Chantal preocupada corre até o barco em que Catu está o barco acaba desequilibrando e Catu e Chantal caem na água. Chantal vai correndo muito nervosa até o barco casa.

Os dias passam e a família inteira vai conhecer a tribo dos Abakêbira, lá todos ficam felizes menos Chantal que fica o tempo toda sozinha e sentada. Lá na tribo Chantal vê Catu e fica interessada.

Os dias vão passando e Alex vai ficando mais introsado com os índios  Catu vai começando ir com mais frequência no barco casa até que um dia ele começa a namorar com Chantal.

Todos estavam felizes, menos Taciatã a mãe de Catu, que não gostava de Chantal. Um dia ela teve um sonho em que o deus Tupã  pedia para ela levar uma flor marrom até os tripulantes do barco casa.Ela não obedece o Tupã e como punição o melhor caçador da tribo morre.Dias depois uma outra mulher tem o mesmo sonho que Taciatã e decide obedecer.

Taciatã e a outra mulher entregam a flor marrom a Léo e Babu, que colocam a flor marrom na experiência e para a alegria de todos a flor era o elemento essencial para a cura da malária.

Então o dia da partida vai se aproximando e Chantal vai ficando preocupada em deixar Catu.

Alex passa seu aniversario de 18 anos na tribo fazendo um ritual indígena, ele se pinta, coloca um dente de onça na orelha,etc.

O dia da partida da família chega, porém Alex decide ficar na tribo indígena até o mio do ano para fazer seu vestibular, e ele também decide fazer antropologia ou invés de informática.Babu também ficaria com Alex no barco casa para fazer mais pesquisas.

Todos vão para o aeroporto , e lá Catu faz sua ultima declaração de amor antes da partida.Alex se despede da família que paga o voo e volto para o Rio de Janeiro.

Desse dia em diante Chantal começou a contar os dias para voltar para a Amazônia para rever Catu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário