domingo, 3 de março de 2013

Entrevista com Clarice Lispector

 
 
Entrevista realizada na TV Cultura  com Clarice Lispector  em 1977, o mesmo ano de sua morte, devido ao  câncer.
Na entrevista, Clarice sempre dava respostas curtas  e na maioria das vezes seu olhar era baixo e ela fumava .
Durante a entrevista, ela respondeu diversas perguntas sobre sua vida,carreira,obras,etc.
Clarice se declarava uma mulher  tímida e ousada e na maioria das vezes acabava criando personagens com a mesma personalidade.
Quando ela não escrevia ela se sentia morta.Seus horários preferidos para escrever eram entre 4h30 e 5 h da manhã.
Clarice Lispector, contou ainda que nunca foi uma profissional, nunca assumiu a carreira de escritora e que era uma amadora e que ia permanecer assim.
     Quando foi perguntado com quem ela  comunicava  melhor com os adultos ou com crianças. Ela respondeu: "Quando eu me comunico com criança, é fácil porque sou muito maternal. Quando eu me comunico com adulto, na verdade,  estou me comunicando com o mais secreto de mim mesma, ai é difícil." Depois falou: "O adulto é triste e solitário. A criança tem a fantasia, solta.”
 Por fim na entrevista dava para perceber que ela tinha vários sotaques misturados pela razão de ter morado em vários lugares com sotaques e línguas diferentes.Clarice também tinha a língua presa,porém ela não quis operar pois achou que a cirurgia iria ser muito dolorosa.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário